sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bullying e Suicídio no Brasil | História de Leandro Filipe



Por: Eugénia Pires 

Leandro Filipe, de 12 anos, frequentava o 6º ano na Escola EB 2/3 Luciano Cordeiro, em Mirandela. Vítima de bullying, era frequentemente ameaçado e agredido por colegas mais velhos. Ontem, Leandro não aguentou mais. Saiu a chorar do estabelecimento de ensino, pelas 15h00, e nem o irmão gémeo nem os três primos, sensivelmente da mesma idade, o conseguiram travar. 'Não apanho mais, vou-me atirar ao rio', disse a criança, perante a incapacidade dos familiares que não o conseguiram demover.

Márcio, gémeo de Leandro, foi internado no Hospital de Mirandela em choque. Viu o irmão despir-se na margem e ainda o tentou agarrar. Não teve força, Leandro cumpriu a ameaça. Ao final da noite de ontem, o corpo não tinha ainda sido encontrado.


Também os pais de Leandro e a irmã de nove anos tiveram de receber tratamento. Estavam em estado de choque, não aceitavam o trágico desfecho. 'Há um ano, o meu menino esteve internado depois de ter sido agredido pelos colegas. Os pais apresentaram queixa, mas ninguém fez nada porque os outros eram menores', contou ao CM Zélia Morais, avó de Leandro, desfeita em lágrimas. Também Tânia Baptista, de 11 anos, lembra que viu várias vezes Leandro a chorar. 'Queixava-se que lhe batiam. Andava triste e não dizia porquê. Só que lhe batiam', conta a amiga, que não consegue encontrar explicação para o facto de o menino ser rejeitado pelos colegas.
 

"Espero que a morte do Leandro sirva para mudar alguma coisa quanto a este fenómeno deprimente, incivilizado, primitivo, bárbaro, que é o bullying, para que nenhum outro menino tenha de se atirar ao rio, para não viver em sofrimento."

                                                                          - Isabel A. Ferreira -

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado Por: Andrei Linhares 
Data: 30 de Novembro de 2012 
Horário: 21:44:13 PM
-------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Olá chamo-me Luciana e mesmo hoje em dia com 28 anos sofro de "bullying" no trabalho, tudo por causa de uma história que remonta os meus 16 anos! Uma coisa estúpida mas que me marcou profundamente e até hoje não superei o trauma. Eu sofro de ataques de ansiedade e tenho um transtorno obsessivo compulsivo! Luto todos os dias, mas seria mais fácil desistir! Não gozem com as diferenças dos outros... um beijo

    ResponderExcluir