domingo, 2 de dezembro de 2012

Dr. Dan Olweus | Pioneiro Em Pesquisas Sobre Bullying



Por mais de 35 anos, o Dr. Dan Olweus, professor de psicologia, afiliado com o Centro de Pesquisa de Promoção da Saúde (HEMIL) da Universidade de Bergen, na Noruega, foi envolvido no trabalho de pesquisa e de intervenção na área do bullying. Em 1970, ele iniciou um projeto de grande escala que agora é geralmente considerado como o primeiro estudo científico de bullying no mundo, publicado em seu livro na Escandinávia em 1973 e em 1978 nos Estados Unidos sob o título Agressão nas Escolas: Bullies e Chicote Boys.

Na década de 1980, o Dr. Olweus realizou o primeiro estudo sistemático de intervenção contra o bullying no mundo, que documentou uma série de efeitos bastante positivos do que hoje é o Programa de Prevenção Olweus Bullying (OBPP). Ele também foi o primeiro a estudar o problema do bullying de alunos pelos professores.

Dr. Olweus é geralmente reconhecido como um pioneiro e fundador da pesquisa sobre problemas de bullying e como especialista líder mundial nesta área, tanto pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Seu livro "Bullying na Escola: O Que Sabemos e o Que Podemos Fazer" já foi traduzido para 15 línguas diferentes. Dr. Olweus recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos por seu trabalho de pesquisa e de intervenção, incluindo as "distintas contribuições para Políticas Públicas para Crianças" prêmio pela Sociedade de Pesquisa em Desenvolvimento Infantil (SRCD). Ele tem sido um membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento (CASBS), em Stanford, Califórnia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Postado Por: Andrei Linhares 
Data: 02 de Dezembro de 2012 
Horário: 10:59:21 AM
-------------------------------------------------------------------------------------------------

15 comentários:

  1. Existe algum PDF desse gênio? To em fase de TCC e ajudaria demais mesmo. Hehe

    ResponderExcluir
  2. Procurei livros para compra e não encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao sei se vai te ajudar agora mais estava pesquisando sobre bullying e descobri sobre este pesquisador. Encontrei um livro a venda na editora saraiva
      Link: http://www.saraiva.com.br/bullying-at-school-9287672.html

      Espero ajudar...

      Excluir
    2. Também estou pesquisando sobre Bullying p o meu TCC.

      Excluir
    3. Tem livros de outros autores que fala sobre este gênio. E Um livro bastante interessante é a da autora FANTE(2005). Fiz meu TCC sobre o bullying.

      Excluir
  3. Também necessitooo, não tem em portugues? :/

    ResponderExcluir
  4. Para quem deseja trabalhar com este autor sobre este tema deixo aqui este link.
    http://olweus.sites.clemson.edu/history.html

    ResponderExcluir
  5. Ola Deyvid, estou a procura dos livros de Olweus...porem nao encontro necessito como bibliografia para o meu mestrado...ao verificar sua indicaçao na saraiva o produto encontra-se esgotado...entao deixo meu e-mail se possivel outras sugestoes de como posso encontrar bibligrafias do autor. Grata
    Marisa Paim
    marisaspaim@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Achei muito material didático sobre o tema com muitas informações no CEMEOBES BRASÍLIA DF tem contatos deles cemeobes @yahoo.com.br.

    ResponderExcluir
  7. preciso d mais imformacoes para meu tcc

    ResponderExcluir
  8. começei a elabora o meu tcc eu gostaria de mas informaçoes

    ResponderExcluir
  9. Esse estudo só está confirmando minha posição diante desta ferramenta chamada internet. Pra tudo deve existir equilíbrio, respeito e ética. Somos bombardeados o tempo todo sem tempo de refletir o que recebemos e o que enviamos... Parabéns a Equipe!

    ResponderExcluir